Release de “Cócegas no Raciocínio”, do Jovem cartunista João Montanaro

30 Ago

Release do livro: Cócegas no Raciocínio
Cócegas no Raciocínio é uma das obras mais aguardadas para a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

“Todo mundo desenha, mas quem continua vira cartunista”, ao parafrasear Orlando Pedroso, o garoto João Montanaro demonstra humildade quando é questionado sobre o seu talento. Quem já o entrevistou, como Jô Soares, Ana Maria Braga entre outros repórteres de importantes veículos como Época, IstoÉ, TV Cultura, MTV, Rádio CBN e UOL sabe que ele é como a maioria dos garotos de sua idade. Joga videogame, adora fast food, ouve rock’n’roll e escreve no Twitter. Mas quando ele desenha, tudo muda de figura. Seu humor inteligente faz todos pedirem bis. Não é à toa que foi contratado recentemente para fazer a charge de política aos sábados na Folha de S. Paulo.

Antes desse reconhecimento, João já preparava seu primeiro livro pela Garimpo Editorial, que apostou cedo no talento dele. O resultado é Cócegas no Raciocínio, uma compilação das melhores tirinhas, que traz ainda uma história inédita, em quadrinhos, produzida especialmente para esta edição, intitulada “O astronauta”. Nesta obra inédita, também há charges de outros artistas, como Laerte e Adão Iturrusgarai, que mostram como eles vêem o João. Para não ficar atrás, João “dá o troco”, mostrando como ele enxerga esses artistas, numa grande brincadeira entre amigos.

No conteúdo do livro, o leitor vai se divertir com temas atuais que envolvem política, comportamento, cotidiano, economia e outros “delírios”, como explica João Montanaro. Um exemplo é a tirinha em que um morador de rua lê um jornal onde se vê “64%” e fala “Mulher, esse é um presidente que não deve nada a ninguém!” O humor ácido do garoto levou em conta não só a situação financeira de boa parte dos brasileiros, mas também a época da publicação da charge, período em que o índice de aprovação do presidente Lula havia caído.

Além do lançamento oficial realizado dia 7 de agosto na Livraria HQMIX, em São Paulo, João também estará na 21ª Bienal Internacional do Livro nos dias 12, 14, 17 e 22 para autografar “Cócegas no Raciocínio”.

Para conhecer mais sobre João Montanaro visite o blog delehttp://porjoao.blogspot.com/ e faça parte dos mais de 1600 seguidores dele no twitter @joaomontanaro.

Tão novo e tão homenageado

Para escrever a introdução do livro, foram escolhidos três nomes. O primeiro é o jornalista e conhecedor de quadrinhos Paulo Ramos, que conta um pouco sobre seu primeiro contato com o jovem artista. O segundo é o diretor da Associação dos Cartunistas do Brasil, Gualberto Costa, que narra de forma bem humorada como foi o início da carreira do João. “Primeiro, eu disse que nunca deveria parar de estudar! Segundo, que nunca deveria seguir essa carreira de cartunista”, brinca. Por último, é o pai do próprio João, o Mário, que descreve de maneira bem descontraída como foi que o filho começou a carreira. “Sou como mãe de miss: só levo para os lugares e é ele [João] quem aparece”, conta.

E há um capítulo todo dedicado aos primeiros traços do artista, que aos 10 anos ganhou um prêmio no Salão de Humor de Piracicaba.

O AUTOR

João Montanaro começou a desenhar desde que ganhou os primeiros lápis de cor, mas sua veia artística se manifestou de maneira ainda mais clara aos nove anos: influenciado pelo pai, fã das revistas Chiclete com banana, Mad e Pasquim, entre outras. Desce cedo o menino já discutia o traço e os roteiros das tiras produzidas por gente do calibre de Laerte, Glauco, Angeli e Ziraldo. Um ano depois, já recebia sua primeira premiação no Salão de Humor de Piracicaba. Adotado pelo especialista em quadrinhos Paulo Ramos e por artistas como Ota, Adão e Orlando Pedroso, publicou vários trabalhos na Mad e no suplemento Folhinha. Hoje é um dos cartunistas da página 2 da Folha de S. Paulo.

FICHA TÉCNICA

João Montanaro
128 páginas
21,5×23 cm
Categoria: Humor
Preço: 34,90
Lançamento: agosto de 2010

Links úteis: http://porjoao.blogspot.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: