Release de “Novos monstros”, obra de Newton Cannito

31 Ago

NOVOS MONSTROS – Contos humorísticos sobre o mundo atual

Em Novos Monstros, Newton Cannito traz para a literatura a narrativa politicamente incorreta de alguns dos seus principais trabalhos audiovisuais – a série 9mm: São Paulo (FOX) e o documentário Jesus no Mundo Maravilha (vencedor brasileiro do DocTV Ibero-americano). Com contos de humor corrosivo e estilo narrativo único, o livro apresenta personagens ora grotescos, ora bastante comuns e familiares, revelando a ética e a lógica daqueles que costumamos pensar que não as têm.

Recriando a cidade de São Paulo com seus acontecimentos e fatos mais marcantes, Novos Monstros dá sentido para o caos da cidade e de seus habitantes. E o faz desafiando as idéias e os gêneros, em fábulas diretas e incômodas, que trazem o humor dos cartoons para a literatura. Os temas escolhidos por Cannito são sérios e trágicos, pois tal qual Millor Fernandes, sabe que “Para escrever, o humorista deve escolher sempre o assunto mais sério, mais triste, mais chato ou mais trágico. Só o falso humorista escreve sobre assuntos humorísticos”

Vencedor do PAC 12/06, Novos Monstros é mais um trabalho desafiador de Newton Cannito, pois, tal como explica com propriedade Antonio Calmon no Prefácio: “Escritor que não se arrisca existencialmente não merece respeito. Quem não visitou os esgotos, não conheceu os delírios da loucura, não correu perigo físico, está fazendo belas-artes ou ‘arte engajada’ – em resumo, merda. Poucos têm coragem de mergulhar na maldição existencial, de arriscar a própria pele, de se expor como para- raios à fúria da tempestade que cai sobre a cidade, de pisar nas calçadas perigosas. E desses, poucos voltam. Newton Cannito conseguiu voltar com seu belo livro. Temo por ele! É um equilíbrio delicado esse, entre arte e vida”. É ler pra crer.

Os Contos

Alguns dos contos do livro Novos Monstros dialogam diretamente com trabalhos audiovisuais do autor. Eu não vivo disso – onde um policial com mais de cem mortes faz uma incisiva exposição da sua ética – e A hora é agora – que mostra os desejos de um taxista e de um menino de rua de serem protagonistas na noite mais histérica de São Paulo, quando o PCC parou a cidade –  inspiraram os episódios 6 e 13 da primeira temporada da série  9mm: São Paulo (FOX).

Sátira política e casos paulistanos envolvendo polícia e segurança pública são temas de diversos contos, assim como histórias sobre a lógica das celebridades – como Antropofagia, fagocitose que mostra a crise de identidade de um ator global, a partir da reflexão sobre o que teve que fazer (e comer) para garantir sua carreira – ou Um amor e um helicóptero, no qual o sonho de uma vida “de filme americano” desaba junto com o helicóptero que cai no mar, mostrando quais as leis de sobrevivência úteis nos dias de hoje.

Há ainda contos sobre assuntos mais sensíveis – que ironizam os sentimentos, o que é frágil nos homens e as expectativas das mulheres com relação amor – como em A Cura!, no qual um homem diferente fala como se fosse um Alien e conta o que tenta fazer para se tornar uma pessoa normal; ou O amor hoje sobre a história de uma menina que queria muito um namorado, mas não cedia as investidas de um agitador cultural semi-mongolóide por pressão do grupo de amigas.

NEWTON CANNITO 

Newton Cannito, doutor pela USP em tendências da TV Digital, é roteirista e diretor de cinema e televisão. Na TV, foi um dos roteiristas da terceira temporada do seriado Cidade dos Homens, exibido pela Rede Globo; criou e é roteirista chefe da série 9mm: São Paulo (FOX); foi colaborador da novela Poder Paralelo, de Lauro Cesar Muniz, transmitida na rede Record.

Em cinema, roteirizou, entre outros, Quanto Vale ou é por Quilo? de Sérgio Bianchi;  e dirigiu documentários como Jesus no Mundo Maravilha, vencedor do Doctv IberoAmerica, exibido em 15 países. É roteirista do longa-metragem de ficção Bróder, dirigido por Jeferson De, que será lançado no segundo semestre de 2010 – vencedor do Kikito de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado deste ano.

É autor, juntamente com Leandro Saraiva, da publicação Manual de Roteiro- ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV (Conrad/FICs); de um livro de humor: Confissões de Acompanhante e agora, de Novos Monstros, seu primeiro livro de contos.

Ficha Técnica

Livro: Novos Monstros
Autor: Newton Cannito
Nº de páginas: 189
Preço sugerido: R$ 24,90

Acesse:
http://novosmonstros.wordpress.com
www.twitter.com/newtoncannito

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: